sexta-feira, 11 de maio de 2012

Confira a entrevista completa de Marina Ruy Barbosa para NOVA

Não conseguiu comprar a revista NOVA com a atriz Marina Ruy Barbosa? Leia a entrevista completa aqui:

O cabelo vermelho desperta fascínio e inveja. A pouca idade gera admiração e desconfiança. Os sonhos de mulher disfarçam o rosto de menina. Marina Ruy Barbosa, a Juliana de Amor Eterno Amor, desponta como uma das atrizes mais maduras e interessantes da nova geração.


Quando a atriz Marina Ruy Barbosa começa a falar, é como se ela rasgasse sua carteira de identidade. Aos 16 anos, dá um banho de maturidade em muita mulher considerada madura apenas por causa dos dados na certidão de nascimento. "Às vezes, ela parece uma velha falando!", deixa escapar a mãe, Gio, que acompanha a filha em quase todos os eventos e fica ao lado dela na sessão de fotos para a capa de NOVA. "Trabalho desde os 9 anos, então tive que amadurecer mais rápido, sim", diz a atriz. Os autores e diretores globais agradecem: em Amor Eterno Amor, novela das 6, Marina interpreta uma personagem três anos mais velha que ela. Enquanto a atriz ainda está no ensino médio, Juliana já cursa faculdade de jornalismo e trabalha como estagiária em uma revista de variedades. Marina já havia feito uma personagem mais velha em sua novela anterior. Alice, de Morde & Assopra, chegou até a casar — duas vezes.

Ela sonha com fogo

Foi o papel de Alice que fez Marina cair nas graças do público. Desde então, a ruiva tem o cabelo mais comentado, desejado e copiado — se cuida, Gisele! "Meu cabelo é meu xodó. Toda novela que faço, querem pintar ou fazer um corte radical. Sei quefaz parte da profissão, mas por enquanto estou conseguindo dar um jeito. Em Escrito nas Estrelas, por exemplo, usava um aplique", conta enquanto alisa os longos fios vermelhos. "Mudaria meu cabelo por um papel bacana, claro, mas, quando acontecer, vou ficar deprê por um tempinho...", admite. Mexer na cor (natural!) dos fios de Marina poderia ser considerado uma afronta à beleza das mulheres reais, com punição prevista em lei. De perto, o cabelão impressiona pelo brilho e força, que ajudam a moldar a personalidade decidida da atriz. Ou será que a personalidade dela é assim por causa do impacto que os fios vermelhos causam nas outras pessoas? Com certeza foram eles, mais o carisma da atriz, que fizeram dela campeã de votos entre as leitoras de NOVA. Marina estampa nossa capa pela primeira vez depois de muitos pedidos. Quando ela soltou o tal cabelo e vestiu a primeira opção de roupa para o ensaio, percebi que na minha frente realmente não tinha nenhuma menina. Marina estava determinada a fazer a melhor sessão de fotos possível e se dedicou a isso: depois dos primeiros cliques, ouviu as instruções do fotógrafo com atenção. Processou as críticas e cresceu a cada pose. Comecei a ficar orgulhosa. Era a segunda vez que eu a entrevistava. E o seu jeito maduro e profissional, sem deixar de lado a meiguice — mais por ser canceriana do que pela idade —,desperta em mim um carinho quase de irmã mais velha. Era bom ver que, naquele dia, a atriz estava realizando um sonho. "Sou muito decidida. Todo ano anoto num papel tudo que quero que aconteça e coloco em um mural no meu quarto. Sempre que acordo, mentalizo meus desejos e corro atrás. Ser capa de NOVA era uma das metas. Agora estou aqui."

À moda antiga

Foi a mesma determinação e disciplina que ajudaram a atriz a fazer sua grande virada profissional. O sucesso de Alice, a patricinha meio vilã que mesmo assim conquistou o carinho do público, a ajudou a cruzar uma barreira importante em sua carreira: deixar o pesado — e muitas vezes pejorativo — título de atriz mirim para trás. "Depois da Alice, as pessoas começaram a me ver de forma diferente, e eu também passei a me cobrar mais. Fiz cenas fortes e contracenei com atores importantes, como Cássia Kiss, Elizabeth Savalla e Ari Fontoura." Com o papel, Marina superou as expectativas e foi muito elogiada pela crítica. Entrou para o hall das grandes promessas da Globo. A personagem também serviu como marco de uma nova fase na vida de Marina: a de namorada. Desde o meio do ano passado, ela namora o também ator Klebber Toledo, com quem contracenou em Morde & Assopra. Como ela se define no relacionamento? "Meio caretinha. As mulheres ficam dizendo que querem um príncipe na vida, mas não agem como princesa. Aí fica difícil, né? Tem que se valorizar. Senão, os homens não respeitam, não têm consideração", diz. O pensamento, que pode ser considerado meio antiquado para algumas mulheres, combina até com o começo de sua relação com Klebber. Quando o ator a pediu em namoro, em vez de aceitar sem pensar, ela pôs o cara na parede. E perguntou a Klebber se ele tinha certeza do que queria. "Não acho legal você namorar para terminar daqui a dois meses. O beijo e o namoro ficaram muito banalizados hoje em dia. Eu sabia que queria, mas precisava saber dele também." Depois de ter a certeza de que pensavam no mesmo jeito, Marina se entregou: foi até ele e lhe deu um beijo.

Gênio forte

Depois, a atriz deixou a guarda baixar. "Com algum tempo de relacionamento, você vai criando mais intimidade com a pessoa e abre o jogo. 'Não gosto disso, ó, vamos tomar cuidado.' Claro que não é também tudo do jeito que você deseja. E eu sou geniosa. Me posiciono, sei o que quero e do que gosto." Dever ser por isso que a diferença de idade não pesou. O ator tem 25 anos, nove a mais que Marina. "Achei o Klebber muito bonito logo que o conheci, né? E também simpático, gente boa... Fomos nos aproximando durante as gravações, mas ficamos mesmo só na terceira vez que saímos", conta. No fim, uma coisa ficou clara para mim nesse dia que passei com Marina. Ela se divide bem entre ser menina e mulher, e sabe ser romântica sem ser boba. Curte falar do namorado, mas diz na hora quando não aprova algo no relacionamento. "Sou canceriana. Mas não do tipo romântica burrinha, não." E, apesar de parecer mais velha, Marina sabe que ainda tem muito para aprender sobre a vida. "Por causa do tema da novela, as pessoas têm me perguntando bastante sobre eterno amor. Hoje em dia muita gente não acredita no amor verdadeiro, na lealdade e no respeito. Mas eu sou careta nisso. Acho que você pode ter alguém e querer fazer dar certo. Se a gente só tem uma alma gêmea na vida, ainda não sei. Vou descobrir mais para a frente." E então, Marina, promete que conta pra gente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário